O impacto transformador do Laboratório...


Desde sua fundação na década de 1960, o Laboratório de Química, Celulose e Energia (LQCE) da Esalq/USP é um pilar fundamental para o mercado brasileiro de papel e celulose. Mais do que um centro de pesquisa, o LQCE é um celeiro de talentos e conhecimento que moldou gerações de profissionais essenciais para o desenvolvimento deste setor.

Um legado de mentores visionários

O LQCE foi moldado por mentes brilhantes ao longo das décadas. Desde o pioneirismo do Prof. Dr. Ronaldo Algodoal Guedes Pereira até a expansão dos horizontes do conhecimento pelo Prof. Dr. Francides Gomes da Silva Júnior, cada geração de professores deixou uma marca significativa na história do laboratório e do setor.

Gerações de Professores

1ª Geração – Prof. Dr. Ronaldo Algodoal Guedes Pereira: Estabeleceu as bases e a infraestrutura inicial do laboratório, sendo um pioneiro na área de Química, Celulose e Papel. 

2ª Geração – Prof. Dr. Luiz Ernesto George Barrichelo: Focou no desenvolvimento amplo da Qualidade da Madeira e na formação de profissionais em diversas disciplinas.

3ª Geração – Prof. Dr. Celso Edmundo Bochetti Foelkel: Ampliou as atividades de ensino e pesquisa, contribuindo para a internacionalização das pesquisas.

4ª Geração – Prof. Dr. José Otávio Brito: Especialista em energia da biomassa florestal, formou profissionais em diferentes níveis.

5ª Geração – Prof. Dr. Francides Gomes da Silva Júnior: Contribuiu significativamente em diversas áreas, expandindo a infraestrutura do laboratório e formando profissionais em vários níveis.

A continuidade com a 6ª Geração – Prof. Dr. Humberto de Jesus Eufrade Junior

Assumindo o legado, o Prof. Dr. Humberto Eufrade Junior representa a sexta geração do Laboratório de Química, Celulose e Energia. Sua visão é manter viva a chama da excelência acadêmica e da inovação, focando na formação de recursos humanos e no desenvolvimento de novas tecnologias para o setor florestal, com foco em biorrefinarias.

“O desafio de assumir uma das cadeiras de Tecnologia e Utilização de Produtos Florestais da ESALQ é enorme, não obstante exponencialmente motivadora. A oportunidade conquistada após anos de dedicação acadêmica em suas múltiplas facetas (pesquisa, ensino e extensão) sempre esteve alinhada aos meus anseios pessoais e profissionais. O fato de unir as ciências florestais e a inovação à educação, tem me desafiado a trabalhar diariamente para atender o setor florestal, na formação de recursos humanos com habilidades necessárias e no desenvolvimento de novas tecnologias e melhoria de processos para conversão da biomassa florestal em novos biomateriais”, conta o novo professor.

O papel do LQCE no crescimento do setor

O LQCE está intrinsecamente ligado ao crescimento e desenvolvimento do setor de papel e celulose no Brasil. Desde sua fundação, é um centro de pesquisa que não apenas acompanha, mas impulsiona o avanço tecnológico deste segmento.

O Laboratório de Química, Celulose e Papel da USP/ESALQ, fundado em 1963, tem sua história intimamente ligada à iniciativa privada, pois o seu primeiro professor contratado, Dr. Ronaldo Algodoal Guedes Pereira, veio da Champion Papel e Celulose, hoje Sylvamo, para estruturar o LQCE. Algum tempo depois, ele retorna a Champion Papel e Celulose para assumir a presidência, sendo substituído pelo Prof. Dr. Luiz Ernesto George Barrichelo.

“Agora, como representante da 6ª geração, continuarei atento para contribuir com as novas demandas apresentadas pela sociedade. Com um olhar no passado e energia renovada para o futuro, levo comigo o exemplo de pioneirismo, inovação e profissionalismo dos colegas que outrora conduziram a área de polpa celulósica e papel e que se mantém ainda cintilante em cada espaço do laboratório e salas do Departamento de Ciências Florestais da ESALQ/USP, o qual convido a todos a conhecerem”, afirma o professor Humberto.

Perspectivas para o futuro do setor

Trabalhando nas linhas de pesquisa sobre qualidade da madeira, biomassa e bioenergia, polpa celulósica e papel, e biorrefinaria, o Prof. Dr. Humberto Eufrade Junior tem como objetivo na sua trajetória no LQCE mirar na inovação, sem esquecer do legado deixado pelas gerações passadas.

“O setor de papel e celulose tem um papel crucial na bioeconomia, buscando uma cadeia produtiva mais sustentável. A transformação de biomassa em diversos produtos, como combustíveis, energia, compostos químicos e biomateriais, abre portas para novas oportunidades.

A tendência de utilizar componentes da biomassa em escalas micro e nanométricas promete revolucionar a indústria, oferecendo materiais avançados com aplicações diversas, desde a indústria têxtil até a automotiva e cosmética. As pesquisas em laboratório são fundamentais para viabilizar essa transição para uma economia mais verde e sustentável.

O legado do LQCE é mais do que uma história passada; é um impulso para o futuro. A combinação de pesquisa, desenvolvimento de novos biomateriais e a aplicação dessas inovações no mercado são os pilares que guiarão a próxima fase de crescimento do setor celulose e papel no Brasil”.

 


Fale Conosco